De acordo com um novo estudo publicado no Journal of Nutrition em Gerontologia e Geriatria, baixos níveis de vitamina D estão associados com a força de aperto ruim em centenários.
Há uma ligação bem estabelecida entre a vitamina D e força muscular. Os pesquisadores descobriram que os níveis consistentemente baixos de vitamina D estão associados à fragilidade e a força de aperto ruim de adultos para as populações mais velhas. Além disso, alguns estudos constataram que a suplementação de vitamina D melhora a força de aperto se comparada com placebo.
No entanto, até à data, ninguém observou se a vitamina D ainda está associada com a força de aperto nos “mais antigos de idade.” No presente estudo, pesquisadores da Universidade da Geórgia examinaram centenários (idosos com idade superior a 100 anos) e quase centenários (com mais de 98 anos de idade).
Os pesquisadores analisaram uma coorte de 244 centenários e quase centenários inscritos no Estudo dos Centenários de Geórgia. Eles observaram seus níveis de vitamina D e suas força de aperto, medida por um dinamômetro de aperto manual.
O que eles descobriram é que as pessoas com um nível de vitamina D acima de 20 ng/ml apresentaram uma força de aperto maior que os que estavam abaixo. Quando eles elevaram este limite, esta relação ainda se manteve verdadeira. Aqueles com um nível maiores que 32 ng/ml apresentaram força de aperto maior que os que estavam abaixo.
“Baixo status da vitamina D foi associado com a força de de aperto ruim, um indicador da função física, em centenários”, afirmaram os pesquisadores. “Em uma população onde o estado funcional é uma preocupação, é importante entender os fatores associados à má função física, a fim de implementar programas que possam ajudar a prevenir ou minimizar o declínio da função física entre os mais velhos.”
Referências
Tradução Vitamina D – Brasil
Fonte Vitamin D Council
** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook.