Uma nova pesquisa publicada no Pediatric Infectious Disease Journal constatou que níveis baixos de vitamina D em crianças estão associados com um risco aumentado de infecções gastrointestinais e de ouvido.
A equipe de pesquisa, liderada pelo Dr. Kathryn Thorton da Universidade Estadual de Michigan e trabalhando em conjunto com a Fundação para a Pesquisa em Nutrição e Saúde (FINUSAD), Bogotá, Colômbia, fizeram amostras dos níveis de vitamina D colhidas de 475 crianças em idade escolar na Colômbia e as seguiram por um ano escolar. Os cuidadores das crianças registraram os dias de diarreias, vômitos, febres e de dores de ouvido.
Dez por cento das crianças estavam deficientes em vitamina D (níveis menores que 20 ng/ml) e 47% estavam insuficientes (níveis entre 20 e 30 ng/ml).
Quando os pesquisadores analisaram se os níveis de vitamina D se correlacionavam em todos com as infecções, eles encontraram um aumento das taxas de diarreia, vômito, dor de ouvido e febre em crianças que eram deficientes em vitamina D em comparação com aquelas com níveis normais.
“Estes resultados sugerem que [a deficiência de vitamina D] está relacionado com o aumento da incidência de infecções gastrointestinais e de ouvido em crianças em idade escolar”, afirmaram os pesquisadores.
A equipe de pesquisa solicita futuros estudos para analisar os efeitos da suplementação de vitamina D na correção da deficiência e na redução do risco de infecções gastrointestinais e de ouvido em crianças em idade escolar.
Referências
Tradução Vitamina D – Brasil
Fonte Vitamin D Council
** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook.