Uma pesquisa recente da Holanda afirma que uma mudança da exposição solar diária para uma exposição intermitente tem se correlacionado a um aumento no câncer de pele e isso sugere que a exposição moderada e freqüente seja o melhor conselho para as pessoas que vivem no país. [1] Os pesquisadores também afirmam que a exposição freqüente seja um fator protetor contra câncer colorretal, câncer de próstata, câncer de mama e linfoma não Hodgkin, bem como para a esclerose múltipla e para a síndrome metabólica.
Curiosamente a revista menciona que o ritmo circadiano é afetado pela luz. Ela postula que baixos níveis de luz durante o dia e também altos níveis de luz ao entardecer e durante a noite podem enfraquecer e perturbar o ritmo, o que poderia ser um fator de risco para alguns tipos de câncer e para a síndrome metabólica. Tais idéias foram estudadas anteriormente e indicaram que a ruptura do ritmo circadiano, devido ao trabalho noturno, pode levar a um aumento do risco de câncer de mama e colorretal em mulheres. [2] [3]
Seja qual for a razão, o que também pode estar relacionada com a produção de vitamina D entre os que são regularmente expostos à luz solar, as evidências para os benefícios de saúde da luz solar segura se tornam mais claras a cada dia. Eu opinei que milhões de vidas poderiam ser salvas anualmente pela exposição solar regular, que não queime, para toda a população.
Referências
- van der Rhee HJ, Coomans CP, van de Velde P, Coebergh JW, de Vries E. [Illness, health and sunlight]. Ned Tijdschr Geneeskd 2013;157(46)
- Davis S, Mirick DK. Circadian disruption, shift work and the risk of cancer: a summary of the evidence and studies in Seattle. Cancer Causes Control 2006;17:539-45.
- Reparto di Chirurgia Generale A/D, Policlinico Sant’Andrea, Sapienza Università di Roma. [Night work as a possible risk factor for breast cancer in nurses. Correlation between the onset of tumors and alterations in blood melatonin levels]. Prof Inferm. 2007;60:89-93.
Tradução Vitamina D – Brasil
Fonte Sunlight Institute
** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook.
Leia também:
- A exposição solar ocupacional regular está associada à um risco reduzido de melanoma no rosto e nos braços
- Férias ensolaradas habituais predizem melhores prognósticos em pacientes de melanoma
- Álcool e melanoma: mais comprovações de que esse tipo de câncer de pele mortal não seja causado pela luz solar
Pingback: 7 coisas surpreendentes que você provavelmente não sabe sobre a exposição à luz solar e os protetores solares | Vitamina D – Brasil
Pingback: A exposição solar de forma sensata tem inúmeros benefícios de saúde para o corpo | Vitamina D – Brasil
Pingback: A luz solar não causa melanoma. Por que devemos continuar lutando esta batalha? | Vitamina D – Brasil