Vários novos estudos demonstram o poder da vitamina D em reduzir a inflamação e a dor, funcionando ao nível do DNA regulando os genes para redução da inflamação. Estas informações expandem a nossa compreensão sobre vitamina D em relação à resposta imune e envia uma mensagem clara de que as pessoas com qualquer tipo de dor ou inflamação constantes deverão otimizar seus níveis de vitamina D como um aspecto chave da resolução de problemas inflamatórios.
Nós já sabíamos há algum tempo que a vitamina D era necessária para o desempenho imunológico ótimo, combater a dor ou a gripe. Está bem estabelecido que a vitamina D é a substância mais importante em seu corpo por algo chamado de tolerância do sistema imunológico, o que significa que “o quão quente pode estar sua frigideira antes que haja grandes problemas de superaquecimento?” Esse conceito é altamente relevante para combater a infecção (muito quente significa morte ou infecção grave) bem como da dor (dor especialmente auto-imune).
Um estudo avaliou o status da vitamina D e os níveis de dores em 2.070 adultos com idades acima de 65 anos. Destes adultos, 53 por cento tiveram dor moderada a grave e todos estavam ligados ao mau status de vitamina D, uma relação que era verdadeira quando outras variáveis foram levadas em conta.
Outro estudo documentou pela primeira vez, os mecanismos exatos através dos quais a vitamina D diminui a inflamação . Os pesquisadores mostram um novo receptor para a vitamina D no DNA. Quando a vitamina D pousa sobre este receptor, então ocorre a sinalização no núcleo do gene que reduz a inflamação. Trata-se de um poderoso mecanismo anti-inflamatório mais essencial da natureza. Se uma pessoa está com falta de vitamina D, então, este receptor não pode ser ativado de uma forma otimizada, colocando a pessoa em maior risco de inflamação ampliada por qualquer problema de saúde.
Isto coloca a vitamina D juntamente com o DHA como reguladores potentes da inflamação nos níveis mais fundamentais da saúde humana. Uma vez que ambos os nutrientes são lamentavelmente em falta nos americanos, especialmente nos meses de inverno, você pensaria que as autoridades de saúde pública estariam noticiando isto. Infelizmente, o FDA odeia vitaminas e não pode suportar dizer ao público para fazer algo bom, especialmente se puder reduzir as vendas de medicamentos perigosos, com muitos efeitos colaterais.
Pessoas lutando contra dores constantes devem aumentar sua ingestão de vitamina D e verem se isso ajuda. Os níveis sanguíneos devem estar entre o máximo e o meio da faixa de normalidade e não apenas pouco acima do limite inferior do intervalo de normalidade, ou fora do intervalo na parte inferior.
Referências
Tradução Vitamina D – Brasil
Fonte: WellnessResources.com
** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook. Participe também do nosso grupo no Facebook.
Pingback: Vitamina D pode ajudar com a dor crônica? | Vitamina D – Brasil
Eu comprovei tudo isso fazendo um tratamento(protocolo) com a vit D. Estou revertendo uma doença auto-imune e fico super feliz em ver publicações como essa esclarecendo e ajudando as pessoas.
Qual dose de vitamina D vc usava ou usa ??
Pingback: Vitamina D – Uma estratégia na prevenção de gripes e resfriados | Vitamina D – Brasil
Pingback: Vitamina D para a saúde: Uma perspectiva geral | Vitamina D – Brasil
GRACIAS POR ESSAS VALIOSAS INFORMACOES, POIS ACREDITO QUE A MAIORIA DE NÓS, PESSOAS LEIGAS NÃO TEMOS CONHECIMENTO.
Pingback: A deficiência de vitamina D como uma causa da dor crônica: dois relatos de casos. | Vitamina D – Brasil
Excelente artigo! É muito bom ler coisa boa, algo de interessante!!!
Pingback: Suplementos de vitamina D reduzem a dor em pacientes com fibromialgia | Vitamina D – Brasil
Obrigado Dr. Cicero Galli Coimbra e Dr. Valter Feldman. Que essas informações cheguem em massa ao grande público.
Amigos,eu tenho a chamada DISH em toda a coluna,são mega artroses.Mesmo tratando sinto muitas dores,tenho 55 anos.Quero saber se a vitamina D vai fazer com que eu acumule mas calcificações na coluna,coisa que não quero,é claro.Será que posso toma-la para aliviar minha dor?
Grato pela atenção.
Roberto.
Por favor,mandem um email para mim respondendo.Conto com a ajuda dos senhores.
Tenho artrite reumatoide e gostaria de saber se o excesso de vitamina D pode causar algum problema de saúde . Pode ser usada por tempo prolongado? Tem algum efeito colateral? Obrigada.
Gostaria de saber se a vitamina d reduz a dor nos joelhos
Minha mae tem fibromialgia o suplemento de vitamina D ajuda a aliviar as dores. Como faço para encontrar. Este suplemento no brasil
Com receita médica você pode mandar fazer em farmácia de manipulação. Mas preste atenção que tem que ser farmácia de manipulação confiável. De preferência com indicação de algum médico ou de alguém que esta fazendo tratamento com vitamina D.
Gente não se esqueçam que a vitamina D é encontrada no sol.O corpo tem melhor absorção das 10 da manhã às 15h e recomendado de 15 a 20 min.