Pontos quânticos fornecem vitamina D para o tratamento de tumores de câncer de mama

Cientistas descobriram recentemente uma abordagem experimental para combater o 1939_woman_in_beanie_looking_upcâncer inflamatório da mama (CIM), uma forma muito rara e agressiva de câncer de mama.

A nova abordagem usa a forma ativa da vitamina D3, o calcitriol , que é entregue por pontos quânticos para tumores CIM em ratos. Pontos quânticos são minúsculos veículos de entrega projetados que podem se dirigir diretamente para o local do tumor.

Pesquisas epidemiológicas passadas mostram que as mulheres com baixos níveis de vitamina D no momento do diagnóstico de câncer de mama são 94% mais propensas a ter câncer que se espalha para outras partes do corpo, em comparação com as mulheres com adequada vitamina D.

A mais recente descoberta mostra os pontos quânticos podem transportar rapidamente altas concentrações de calcitriol para locais tumorais específicos, bem como através do sistema linfático onde o câncer se espalha.

CIM são especialmente agressivos e difíceis de tratar. Possuem uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 40% em relação a 87% de todos os outros cânceres de mama. Um grande fator que o torna difícil de atingir e tratar totalmente é o seu padrão de crescimento agressivo. Opções de tratamento anteriores tais como uma combinação de radioterapia, quimioterapia e cirurgia não melhoraram significativamente as taxas de sobrevivência de CIM.

“Novas terapias CIM são urgentemente necessárias, razão pela qual o objetivo do meu trabalho é encontrar um tratamento eficaz para o câncer inflamatório da mama, especialmente um com menos efeitos colaterais”, conclui a autora Anja Nohe.

Referências
Nohe A, et al. Using calcitriol conjugated quantum dots to target inflammatory breast cancer tumors and metastasis in vivo. Presented at the 57th Annual Biophysical Society Meeting.

Weiss ER. Quantum dots deliver vitamin D to tumors for possible inflammatory breast cancer treatment. Eurek Alert. Feb 2013.

Fonte Vitamin D Council